Curtir CINEVISUAL2012 no FB

Credenciamento

No dia 27 de agosto de 2012, no auditório do IFRN, Cidade Alta, Natal/RN, será feito o credenciamento dos participantes das oficinas do I Encontro de Cinema e Audiovisual do RN - CINEVISUAL 2012. Serão abertas vinte vagas para cada oficina. 

Atenção as aulas serão realizadas na Sala de Treinamento do SEBRAE-RN

Endereço: Av. Lima e Silva, 76
Bairro: Lagoa Nova
Cidade: Natal, RN
CEP: 59062-300
Tel: 0800 570 0800

Confira abaixo as datas, horários e nomes dos professores que vão realizar as oficinas do CINEVISUAL 2012:

Lula Borges - 28 de agosto - das 8 às 12 horas

Renato Maia - 29 de agosto - das 8 às 12 horas

Nereu Cerdeira - 28 e 29 de agosto - das 14 às 18 horas

Rogério Corrêa - 30 de agosto - das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
31 de agosto - das 8 às 12 horas



Por quê é preciso fazer um investimento para participar das oficinas do CINEVISUAL 2012?

Porque parte do valor arrecadado com o pagamento das oficinas será utilizado para cobrir os gastos com as despesas do evento. Como a Rede do Audiovisual do RN não é uma entidade jurídica, a solução proposta pelo SEBRAE-RN foi que a ABD-RN represente os integrantes da Rede do Audiovisual junto ao SEBRAE-RN, que é a instituição que está viabilizando as ações educativas/formativas e capacitadoras para os integrantes da Rede do Audiovisual do RN, de maneira a permitir que como empreendedores individuais possam atuar de forma estratégica buscando o sucesso, principalmente visando a realização da Copa de 2014, e a produção local/regional para TV por assinatura (Lei 12.485/set/2011). Atualmente a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do RN (ABD-RN), vive um novo momento, pois a entidade está com a situação jurídica devidamente regularizada junto ao 2º Cartório da Cidade de Natal/RN, bem como foi efetuada a  regularização do CNPJ junto a Receita Federal através do escritório "Afinco Contabilidade".  O Cineclube da ABD-RN também está funcionando com exibições de documentários e curtas às quartas-feiras, a partir das 18:30 horas, no Centro Comunitário de Mirassol. Em breve também teremos uma sede para realização de reuniões, oficiinas, pesquisas sobre o audiovisual, videoteca e outras atividades ligadas ao audiovisual.

A Rede de Economia Criativa da Cultura Audiovisual do RN formada em janeiro de 2012 com o apoio do SEBRAE-RN, é composta tanto por jovens estudantes de cinema, comunicação social e áreas afins, como por realizadores e produtores cinematográficos que já fizeram parte do quadro associativo da ABD-RN e que portanto, devem fazer o recadastramento e atualização de sua filiação junto à entidade, justamente para que se promova uma renovação do quadro de dirigentes da entidade. A Rede de Economia Criativa da Cultura Audiovisual do RN tem uma página no Facebook https://www.facebook.com/groups/abd.rn/ onde são divulgadas informações atualizadas sobre editais, encontros, realizações, e outras atividades ligadas ao setor audiovisual. 

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte (ABDeC-RN)  é a entidade responsável, juntamente com as ABD-s instaladas em todos os estados do Brasil, por ações de difusão, distribuição e comercialização do curta e documentário em diferentes janelas, fomentando e discutindo a criação de políticas e iniciativas em prol do curta-metragem e do documentário. É uma entidade sem fins lucrativos, e sua formação no Rio Grande do Norte, aconteceu em 2000, através do trabalho do cineasta Carlos Tourinho, conforme texto escrito pelo cineasta Paulo Laguardia e reproduzido abaixo:





Durante o pronunciamento da Secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, no Seminário de Economia Criativa realizado em João Pessoa/PB, no último dia 26 de julho de 2012, do qual participaram vários representantes da Rede de Economia Criativa do Audiovisual do RN, cuja comitiva contou com o apoio do SEBRAE-RN para o transporte até a Paraíba; a secretária Cláudia Leitão reforçou a importância da criação das redes de economia criativa em todos os estados, porque a "cultura é um qualificador do desenvolvimento, cultura é o elemento fundamental para se pensar o território e a cidadania". Para conseguir realizar cursos de capacitação/formação/empreendedorismo; mostras para difusão e divulgação dos produtos oriundos do sistema de economia criativa; entre outras ações estratégicas; os membros dos grupos de economia da cultura devem buscar parcerias com as universidades, associações de profissionais, Sebrae e outros órgãos públicos em seus estados. No Rio Grande do Norte a Rede de Economia Criativa da Cultura Audiovisual tem como parceiros a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte (ABDeC-RN) que compartilha sua estrutura jurídica/CNPJ para captação de recursos para a Rede, bem como o Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas - SEBRAE-RN.




A realização do CINEVISUAL 2012 está sendo possível graças ao apoio voluntário de pessoas que acreditam na força do coletivo, mas sabemos que é preciso fortalecer a estruturação do conjunto de realizadores do audiovisual potiguar, através de ações que permitam o exercício da ação criativa em torno da cultura audiovisual do estado; e a reestruturação do quadro de dirigentes da ABD-RN é uma destas ações, pois através da entidade que é federada, e aqui no estado do RN também é filiada ao Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), será possível promover debates e propor iniciativas que promovam o fortalecimento da produção de qualidade para atender à demanda local/regional/nacional e até internacional, com eficiência e de forma eficaz.

A tabela proposta pelos associados da ABD-RN em Assembléia realizada no dia 28 de julho de 2012, na sede da Associação de Policiais Militares do RN, em Natal/RN, foi a seguinte:

Associado Júnior - (estudantes de Comunicação, Cinema e áreas afins) - R$ 50,00

Associado Senior - realizador, produtor, cineasta, documentarista, curta-metragista, profissional da área e afins - R$ 100,00

A ficha de inscrição para as oficinas, também dá direito de associar-se à ABD-RN, caso o interessado o deseje. Para acessar a ficha de inscrição das oficinas clique aqui.

Depois de preencher e submeter a ficha, online, a pessoa receberá um e-mail informando o número da conta poupança em que deverá fazer o pagamento. 

Para ler o estatuto da ABD-RN clique aqui.


No dia 20 de setembro de 2012, quinta-feira, das 19 às 20:30 horas, no SEBRAE-RN,  será realizada uma reunião conjunta entre os associados da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do RN (ABD-RN) e os integrantes da Rede de Economia Criativa do Audiovisual do RN.  

Na oportunidade serão entregues as carteirinhas para todos os associados, bem como serão debatidas as principais questões que envolvem a cultura audiovisual do Rio Grande do Norte.