Curtir CINEVISUAL2012 no FB

GT PESQUISA CINEVISUAL

Chamada de trabalhos (Call for Papers)


Convocatória para o GT DE PESQUISA AUDIOVISUAL, que é parte integrante do I Encontro de Cinema e Audiovisual do Rio Grande do Norte, que realizar-se-á em Natal/RN, no período de 27 a 31 de agosto de 2012.

Coordenador: Prof. Dr. Sebastião Guilherme Albano da Costa (CCHLA/DECOM/PPgEM)
Vice-Coordenadora: Mestranda Dênia Cruz Sckaff (CCHLA/PPgEM/UFRN)
Integrantes: Prof. Dra. Maria Érica de Oliveira Lima (CCHLA/DECOM/PPgEM), Ms. Mary Land de Brito (IFRN), Ms. Sonia Regina Cunha (UFRN) e Prof. Fábio de Silva (UnP).

TEMA CENTRAL
Fronteiras dos sentidos, novas territorialidades e crise da representação no audiovisual contemporâneo

MODALIDADES
Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais poderão inscrever as seguintes modalidades de trabalhos:
Comunicação Científica: Artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação.
Iniciação Científica: Trabalhos produzidos pelos estudantes dos cursos de graduação.
Memória de Experiências ou Depoimentos de Especialistas: Textos produzidos por profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história do audiovisual, tanto local, nacional ou global.

EMENTA
O GT visa ser um locus de debate acerca dos fenômenos que circundam o audiovisual contemporâneo. Pretende projetar os diversos prismas de discussão das audiovisualidades (regimes de representação, cronotopia, historiografia dos cinemas nacionais, verossimilhança e simulacros, plasticidade e videoarte, narratividade e animações, esquemas discursivos dos jogos eletrônicos, interatividade, videoativismo, oferta de oficinas ancorada no ambíguo argumento de concessão de visibilidade aos excluídos e o direito à comunicação, entre outros). O GT relaciona o audiovisual com as proposições que permeiam as práticas sociais e a produção de sentido na sociedade contemporânea em face da hegemonia da racionalidade comunicativa. Ao nortear o formato social e as subjetividades, aquela opera uma interpretação totalitária dos enunciados e estabelece uma situação de heteronomia, figura cunhada por Kant e atualizada por Foucault, que pretende dar conta da condição de alienação das decisões autônomas em favor das posições de outrem. Quando se evita recalcar o aparato conceitual das instituições de controle da semiose emergem alternativas de territorialização das imagens com ensejo utópico, distópico ou mesmo heterotópico.

INSCRIÇÕES
Para se inscrever os interessados devem enviar os dados abaixo, para o email:

cinevisual2012@ gmail.com
  • titulo
  • resumo expandido de até 4000 caracteres (com espaço)
  • resumo (500 caracteres)
  • bibliografia (1000 caracteres)
  • mini-currículo (500 caracteres)
  • “video abstract” (opcional) (*)

(*) Aqueles que desejarem poderão apresentar um “video abstract” (máximo três minutos), ou seja, um “vídeo resumo”, contendo informações sobre o recorte empírico, bases teóricas e imagens do objeto da investigação científica desenvolvida pelo autor. A inscrição do vídeo resumo se dará através da informação (junto com os outros dados acima) do "link do youtube", onde o autor terá postado seu trabalho. O melhor video resumo receberá um livro. 

DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas de 1º de agosto a 24 de agosto de 2012 através do email cinevisual2012@gmail.com . A relação dos trabalhos aprovados para apresentação (dez minutos) será divulgada no dia 25 de agosto de 2012 no site do evento http://cinevisual2012.blogspot.com.br/ .

DA APRESENTAÇÃO
A apresentação dos trabalhos aprovados para a Banca Examinadora será realizada no dia 31 de agosto de 2012, das 14:30 às 17:30 horas, no auditório do IFRN, Cidade Alta, Natal, RN.

CERTIFICAÇÃO
Receberão o certificado de participação apenas os trabalhos aprovados para apresentação.

PUBLICAÇÃO
Os melhores trabalhos apresentados, de acordo com a Coordenação da Banca Examinadora, serão publicados em formato de livro eletrônico. O melhor trabalho acadêmico do CINEVISUAL 2012 será premiado com um livro. A decisão da Coordenação da Banca Examinadora é soberana e irrevogável.