Curtir CINEVISUAL2012 no FB

FACEX (Filme:Cais do Sertão c/Laguardia)

LOCAL - UNIFACEX
Rua Orlando Silva, 2897 - Capim Macio - Natal/RN




Data - 30 de agosto de 2012
Horário - 19:30 horas
Exibição do filme Cais do Sertão seguido de debate com o diretor Paulo Laguardia
Professora Responsável - Adriana Silva


1 - Clique aqui para ver o álbum de fotos do documentário "Cais do Sertão" publicado no jornal Tribuna do Norte





Em breve, Natal será contemplada com um documentário em vídeo sobre a história e importância de um de seus mais tradicionais bairros, o Alecrim. Intitulado Cais do Sertão, um dos antigos nomes do protagonista, o documentário é de autoria do jornalista Paulo Laguardia e está em processo de finalização. Amparado pelo Programa Djalma Maranhão, lei municipal de incentivo à cultura, o trabalho teve início cerca de dois anos antes do centenário do Alecrim, comemorado em 2011. Para ler a reportagem na íntegra clique no link acima.




Existe aí uma porção de coisas loucas para serem ditas. De Cais e ais despedidas ….
Cais do sertão foi lançado no coração de onde tudo surgiu. O título do documentário do Laguardia não podia ser mais apropriado. Cais. Porto. Pasárgada. Todos os protagonistas presentes no Mercado da Seis. Coração do Alecrim. Coração de um bairro centenário. Vozes, sons, imagens de um bairro esquecido. Enquanto houver não serás também. Lindo lançamento. Toda Natal presente. Alguém argumentou que gostaria de ter visto mais moradores atuais presentes, do Bairro. Outros argumentaram que alguns falaram demais. Que foi monótono. Não sei, pode ser. Para ler a reportagem completa clique no link acima.

"Se procurar no Google e não encontrar, vá ao Alecrim!" A frase dita pela cantora Nara Costa no documentário "Cais do Sertão" pode até soar absurda, mas traduz com bom humor a profusão de opções que o centenário bairro natalense tem a oferecer ao mais indeciso dos consumidores. Com perfil comercial, trânsito caótico, um vai e vem interminável de pessoas e muitas histórias para contar, o Alecrim é o 'personagem' central eleito pelo documentarista Paulo Laguardia. Envolvido há mais de dois anos com o projeto, entre pesquisa e captação de imagens, Laguardia gravou as últimas cenas do documentário sobre o bairro na manhã de terça-feira, no estacionamento da Fundação Capitania das Artes - bem dizer às margens do rio Potengi. Para ler a reportagem completa clique no link acima.
Adriano AbreuLaguardia entrevista a cantora Nara Costa, no último dia de gravações do Cais